domingo, 23 de dezembro de 2012

Sistema Cardiovascular: Vasos sanguíneos e coração.

Os Vasos Sanguíneos
Há dois tipos básicos de vasos sanguíneos: as artérias e as veias, são os vasos de maiores calibres do organismo. As artérias que saem do coração em direção aos tecidos celulares vão se ramificando, cada ramificação possui calibre cada vez menor, a ponto de que no limite dos tecidos teremos vasos sanguíneos tão pequenos e estreitos que são formados por apenas uma camada de células, são os capilares arteriais. Nos tecidos ocorre a troca gasosa, grande parte do oxigênio é retirado do sangue arterial pelas células em troca, CO2 (dióxido de carbono) é excretado por elas nos capilares venosos que ao sairem dos tecidos em direção ao coração vão se fundindo e formando vasos sanguíneos mais calibrosos chamados vênulas, estas por sua vez unem-se formando as veias. O sangue pobre em O2 (oxigênio) e rico em CO2 é chamado de sangue venoso.


O Coração
O coração é formado por 4 cavidades, dois átrios (um direito e um esquerdo) e dois ventrículos (um direito e um esquerdo), o átrio direito se liga ao ventrículo direito, assim como o átrio esquerdo se liga ao ventrículo esquerdo, no entanto lado direito e esquerdo do coração não se comunicam devido a presença de um septo muscular que impede este contato, não permitindo que o sangue arterial e o sangue venoso se misturem.
Os átrios são as cavidades que recebem o sangue seja vindo dos tecidos através das veias cavas superior e inferior (lado direito), seja através das 4 veias pulmonares, cujo sangue que sai dospulmões chega ao átrio esquerdo do coração.

DICA:
"Todo sangue que chega ao coração é transportado por veias, SEMPRE".


Contudo, nem todo sangue que é transportado pelas veias é sangue venoso. Perceba que o sangue que sai dos pulmões para o coração é o sangue que nos alvéolos passou por hematose (troca gasosa), antes era rico em CO2 e depois se tornou rico em O2 (sangue arterial) e que este chega ao coração através das veias pulmonares, sendo estas veias as únicas a transpontarem sangue arterial no corpo humano.
O sangue sai dos átrios e se dirige aos ventrículos, porém o volume de sangue despejado pelos átrios nos ventrículos é controlado pelas valvas mitral ou bicúspide no lado esquerdo e pela tricuspide no lado direito, elas se fecham para impedir a entrada de grande volume de sangue nos ventrículos. São os ventrículos que bombeiam o sangue para fora do coração.

DICA:
"Todo sangue que sai do coração é tranportado por artérias, SEMPRE".

Lembro que o sangue que sai do ventrículo esquerdo é sangue venoso, rico em CO2, e é levado aos pulmões através das artérias pulmonares, sendo estas as únicas artérias a transportarem sangue venoso no corpo humano. 

Em VERMELHO representação do sangue arterial. Em AZUL representação do sangue venoso.
Quando o sangue sai do coração para os irrigar orgãos e tecidos e logo após retorna ao coração, denominamos este fenômeno de circulação sistêmica (grande circulação). Quando o sangue que sai do coração para os pulmões onde ocorrerá a troca de gases do sangue, a este fenômeno chamamos de circulação pulmonar (pequena circulação).
Sístole é movimento de contração, enquanto diástole é movimento de dilatação do coração. É a alternância destes movimentos que faz o "Tum, Tum" do coração.

Assista a vídeo-aula.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante estas informações, gostei

Unknown disse...

Muito interessante estas informações, gostei

Unknown disse...

Gostei muito ,se tivesse lido este tópico antes teria respondido a questão da prova com certeza

Unknown disse...

A informação sobre o sangue que sai do ventruvent esquerdo esta incorreta. Na verdade seeia ventrículo direito e não esquerdo.