sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conceitos Básicos em Ecologia


Ecologia – É a ciência que estuda a relação entre os seres vivos e seu ambiente.

CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA


Habitat – É o espaço físico que o organismo ocupa em uma região. O organismo possui aptidões favoráveis ao seu estabelecimento no local. Em outras palavras o habitat oferece os recursos que o organismo precisa para ali sobreviver e reproduzir.  


Nicho Ecológico – É o papel do indivíduo no ecossistema, a relação que este poder ter com os demais organismos e o ambiente onde se abriga.
É o que o organismo faz para sobreviver e reproduzir: hábitos alimentares, esconderijos e fuga de predadores. O Nicho



Meio ambiente – É tudo o que cerca o organismo, ou seja, os outros seres vivos, da mesma ou de outras espécies, e, o meio não vivo representado pelos aspectos físicos, químicos e físico-químicos (ver em fatores abióticos) do meio em que vivem.

Organismo – É a unidade fundamental da seleção natural. É nele que se encontra o conjunto de genes responsáveis pelas características adaptáveis ao ambiente, permitindo a perpetuação da espécie, neste caso, o organismo se encontra em situação propicia a sobrevivência e a reprodução, aumentando sua população em uma determinada região onde habita. Caso as características não sejam adaptáveis ao ambiente em que vive, a população encontrará dificuldades em sua sobrevivência e reprodução, havendo diminuição dos indivíduos desta população, e sendo mais extremo, a extinção da espécie.
Quando falo de espécie e mais estritamente de indivíduos (ou organismos) da mesma espécie, me refiro àqueles pertencentes a grupos de populações com potencial de se intercruzar, reproduzindo descendentes férteis, ou em caso de intercruzamento com populações de indivíduos semelhantes gerarem descendentes sem capacidades de se reproduzir.
EX.:
·         Felis catus (gato doméstico);
·         Orcinus orca (orca);
·         Boa constrictor (jiboia)

População – Vários organismos da mesma espécie vivendo numa região geográfica e no mesmo intervalo de tempo. É a unidade da evolução, pois cada população carrega um determinado conjunto gênico e quanto maior este conjunto gênico maior a sua variabilidade genética, assim possibilita que os melhores genes deste conjunto gênico sejam escolhidos ao longo de sucessivas gerações através da seleção natural, permitindo o avanço evolutivo daquela população.
EX.:
·         Um população de pinguins imperadores vivendo Antártica;
·         Uma população de cogumelos habitando o sub-bosque da floresta.
·         Uma população de abelhas em uma colmeia.

Comunidade – São as várias populações de indivíduos de espécies diferentes que ocupam a mesma região geográfica e no mesmo intervalo de tempo.
EX.:
·         A população de pinguins imperadores convivendo com as populações de suas presas (peixes, krill e lulas) e com as de seus predadores (focas-leopardo, orcas e tubarões);
·          Os cogumelos que convivem com as árvores, insetos e outros animais no sub-bosque da floresta.

Ecossistema – É formado pela comunidade, que nada mais é que o conjunto de seres bióticos de uma determinada região geográfica que interagem entre si e com os fatores abióticos daquele lugar.
*Entende-se como fatores bióticos os seres vivos;
*E fatores abióticos os seres não vivos (ex.: solo, luminosidade, temperatura, pH, salinidade, clima, etc.)
EX.:
·         A savana africana;
·         O deserto do Saara;
·         A Mata das araucárias;

A totalidade dos ecossistemas do nosso planeta é chamada de Biosfera.



Assista a vídeo aula aqui.




 Slide aula.
 

0 comentários: