sábado, 5 de janeiro de 2013

Poríferos (esponjas)



As esponjas podem se aparentar as plantas, tanto que antes já foram confundidas assim. Hoje, sabemos que as esponjas são simples animais multicelulares, no reino Animalia, Filo Porífera. Este filo é representa a transição de animais unicelulares para animais multicelulares. A maioria das esponjas (mas não todas) são assimétricas e não tem forma definida. Como todos os animais, são eucarióticas - ou seja, as suas células têm um núcleo. Porífera em latim significa "portador de poros" e refere-se aos muitos poros ou aberturas que este animal possui. Devido a esses poros, uma esponja pode absorver e liberar água. Ao mesmo tempo, as esponjas foram muito utilizadas para a limpeza e banho. Atualmente, foram substituídas por esponjas artificiais.

Todas as esponjas adultas são sésseis, ou seja, elas estão ligadas a uma superfície. Uma vez que elas não podem se mover, as esponjas não podem procurar a seu alimento. Em vez disso, elas são filtradoras, o que significa que obtêm seus alimentos filtrando a água, sendo possível encontrar pequenos pedaços de alimentos como bactérias, algas ou protozoários.
As esponjas exibem pouca especialização (adaptação de uma célula para uma função particular), de células do que a maioria dos invertebrados. A estrutura primitiva de uma esponja é composta por apenas duas camadas de células que são separadas por uma substância gelatinosa (o mesênquima). A camada exterior da esponja é a epiderme, que é formada de células planas chamadas células epiteliais.
A camada interna é constituída pelas células de colarinho (Coanócitos), cuja função é fazer circular a água através da esponja. Elas fazem isto através dos movimentos de seus flagelos que puxa a água através do poro incorrente (óstios) – a água, em seguida, viaja para fora da osculo na parte superior da esponja. Como a água passa através da esponja, é desta forma que as células absorvem os alimentos e o oxigênio e excretam os seus resíduos.
No mesênquima, entre a epiderme e os coanócitos, estão as células chamadas amebócitos - porque se assemelham as amebas. O trabalho dos amebócitos é distribuir os alimentos e o oxigênio para as células da epiderme. Por causa dos amebócitos, os cientistas acreditam que as esponjas evoluiram de protistas.
O corpo da esponja entraria em colapso se não possuísse nenhum tipo de estrutura de suporte. Algumas esponjas possuem uma rede de fibras de proteína macias chamado espongina. Outras possuem minúsculas partículas duras chamadas espículas . Muitas destas espículas também ficam fora da epiderme e fornecer a proteção a esponja. A maioria das esponjas têm uma combinação de espículas e espongina, a proporção frequente destes elementos é o que determina o quanto a esponja é macia ou rígida. 
A reprodução das esponjas pode ser realizada tanto sexuadamente e assexuadamente. Há três maneiras de uma esponja se reproduzir assexuadamente: brotamento, gêmulas e regeneração. Esponjas pode simplesmente se reproduzir por brotamento , onde uma nova esponja cresce sobre as mais velhas e, eventualmente, se destacam. Esponjas também pode se reproduzir por regeneração, onde partes do corpo ausentes são regeneradas. As pessoas que colhem esponjas muitas vezes tirar proveito disto quebrando partes de esponjas e jogando-as de volta na água, para ser colhida em outro momemto. Finalmente, as esponjas podem reproduzir criando gêmulas - que é um grupo de amebócitos cobertos por um revestimento exterior duro.
A reprodução sexuada ocorre quando uma esponja libera esperma na água. Este esperma viaja para outra esponja e fertiliza os óvulos. A forma larval nada  para outro local usando seus flagelos onde ele irá se transformar em uma esponja adulta. A maioria das espécies de esponjas são hermafroditas , elas produzem ambos gametas: óvulos e espermatozóides.

Vídeo-Aula Sobre o Filo Porífera.

Veja um vídeo ilustrativo sobre as estruturas básicas das esponjas.

3 comentários:

Unknown disse...

eu queria saber a que espécie se refere a imagem, pois tenho um trabalho e gostaria de saber a espácie (lecón, ascón, etc..)

Anônimo disse...

Queria saber se tem um nome especifico para esse foto?

ikeekaitz disse...

Anodizing Titanium: A Practical Use of the Apparatus of the
Anodizing Titanium: titanium necklace A Practical หารายได้เสริม Use of the Apparatus of the Apparatus of fallout 76 black titanium the Apparatus apple watch series 6 titanium of the Apparatus of the Apparatus of titanium earrings the Apparatus of the